22/11/2009

Atualizações do Wii

Este é o primeiro tópico funcional deste blog! Por isso desde já agradeço o seu tempo gasto lendo ele.

A base deste tópico são algumas mensagens que foram postadas numa das comunidades do Wii no orkut referentes a este assunto. Percebi que as pessoas têm uma idéia MUITO errada do que seria uma atualização do Wii. Por isso, vou explicar o que é e o que não é um Wii System Update.



O Que é Atualizado no Wii?

Antes de escrever sobre as atualizações de sistema é necessário falar primeiro do que é um Sistema do Wii. Tudo o que é atualizável no Wii fica dentro da memória flash interna dele (a NAND) e é composta de várias partes separadas. Até o momento, são 5 coisas que compõem o sistema atualizável do Wii: System Menu, boot2, IOS, MIOS e canais. Uma atualização consiste da substituição de pelo menos um destes itens por uma versão mais recente.

Se quiser saber um pouco mais destes itens, no quadro azul abaixo um resumo de cada um. No futuro espero criar um tópico específico para eles.


- System Menu (ou Wii Menu): É aquela tela cheia de TVs que nós vemos quando estamos selecionando o canal pra jogar. É exatamente ele que tem aquele número de versão (3.1U, 3.4J, 4.2E, etc) que todo mundo acha que é a versão de firmware. Mas o Wii não tem um firmware específico: o System Menu é pouca coisa mais que a interface gráfica e alguns mecanismos de controle do sistema. Ele NÃO interfere com os jogos de maneira alguma, por isso é completamente errado falar que "eu tenho firmware 3.2" ou "tal jogo exige versão 4.1 pra rodar". NENHUM JOGO EXIGE VERSÃO DE SYSTEM MENU. O System Menu é uma parte crítica do sistema. Ou seja, se algo ferrar o System Menu, teu Wii já era. Tchau Wii.

- Boot2: Quando o Wii é ligado, ele inicia o carregamento das informações através de mecanismos de inicialização ou boot. Inicia a boot0 que dá partida na boot1 que dá a partida na boot2 que dá partida no System Menu. Das três, só a boot2 é atualizável. De novo: se a boot2 ferrar, o System Menu não pode ser carregado. E mais uma vez tchau Wii.

- IOS (provavelmente Internal Operating Systems - Sistemas de Operação Interna): Formam o mais próximo de firmware do Wii. São dezenas e individualizadas, cada uma com sua utilidade. O que significa que, se uma IOS ferra, ferra apenas o(s) jogo(s) que faz(em) uso dela. O problema é que o System Menu também roda sobre uma IOS. Se esta IOS quebrar, você já sabe: tchau Wii. Somente uma única IOS pode estar rodando no Wii por vez.

- MIOS: Similar às IOS mas para jogos do Game Cube. Quando você roda um jogo feito pro Wii, você roda sobre uma IOS. Se você roda um jogo do cubo, é sobre a MIOS. Na falta da MIOS, nada de "tchau Wii", seria um "tchau retrocompatibilidade com o Gamecube". E não, não consegui descobrir o que significa esse "M"... 

- Canais: São aquelas coisas que ficam dentro das televisões do System Menu e que você escolhe um. O Wii tem alguns canais próprios do sistema: Disc Channel (que na verdade é uma função do System Menu e não um canal de verdade), Mii Channel, Wii SHop Channel etc. É possível fazer o download de canais extras pelo Wii Shop Channel (como o Internet Channel, o Nintendo Channel e os jogos do Wiiware e Virtual Console que ficam instalados no videogame como canais). Além disso o Wii possui alguns canais ocultos que fazem algumas funções específicas, como o Region Channel que define a região do Wii. Se um canal ferrar, você perde a função específica daquele canal (alguns dos canais ocultos são críticos, então a perda destes pode ser fatal) 



Esse papo todo é para dizer que, numa atualização, o Wii NÃO atualiza baseado numa versão de firmware. Como cada parte do sistema atualizável do Wii é separada da outra, o Wii checa cada uma destas partes contidas no update (System Menu, boot2, cada IOS, MIOS e cada canal próprio do sistema) e compara com as instaladas no videogame. Se QUALQUER UMA estiver desatualizada ou faltando, o Wii vai pedir atualização e vai atualizar somente (ela ou elas). Simples assim. Pra quem que por algum motivo não quer atualizar o videogame pela Nintendo (seja por discos ou online), ter esse conhecimento ajuda muito. Por exemplo, se você quer rodar certo jogo e dá tela preta (que na maioria das vezes é indício de IOS faltante), bastaria você instalar a IOS que roda aquele jogo. Pronto.

Vamos pegar um exemplo. Eu tinha atualizado todas as minhas IOS, os canais principais e o System Menu uns 3 dias antes de pegar emprestado com um amigo meu o Metroid Prime Trilogy (NTSC-U). Quando rodei no meu Wii, ele exigiu atualização. De curioso, entrei na partição de update do disco e achei o seguinte:




Repare que tem todas as IOS que compõem o Wii, a MIOS, o System Menu e os canais (BC, Eula, Forecast, News, Mii, Photo e Wii Shop). Cada um destes itens tem o seu próprio número de versão. Se algum(ns) destes itens possuir número de versão superior àquele que está no Wii, o jogo vai pedir atualização e atualizar este(s) item(ns) somente. Reparem que neste caso não há atualização da boot2.

Curiosidade: esta v385 do System Menu é a 3.4(U): até hoje são pouquíssimos jogos que trazem em seus updates um System Menu 4.0 ou superior e nenhum traz a medonha 4.2.



No meu caso tinha duas coisas desatualizadas: a MIOS e o BC. Atualizei os dois e pronto, o Metroid Prime Trilogy entrou perfeitamente.

Um último recado: os updates NÃO são realmente necessários pros jogos rodarem, exceto pela IOS que roda ele.

Como Rola?

Outra coisa sobre as atualizações é como elas acontecem. Muito novato nem sabe como o Wii informa que tem atualização a ser feita: uma vez respondi a um cara que tava assustado porque tinha um Resident Evil 4 japonês e tava com medo do jogo estar pedindo atualização por causa da tela de criar save que ele não sabia ler!

Pra quem nem sabe como o Wii pede atualização:

- Em discos: o Wii pergunta sobre atualizações no próprio System Menu. Você coloca o disco e aparece um ícone com a mensagem "Wii System Update" no lugar do Disc Channel. É clicar lá.


Ícone da atualização por disco. Se ele não aparece no lugar do Disc Channel, não se preocupe!

- Online: No Wii Settings, 3ª tela, opção Wii System Update. O Wii também atualiza automaticamente caso você deixe o WiiConnect24 ligado. O Wii NÃO atualiza sozinho se você apenas está conectado na internet (via jogos online, Internet Channel, etc)

O update do Wii acontece de forma a ser o mais seguro possível. De acordo com este artigo, independente dela acontecer on ou offline o Wii mexe nos componentes da atualização na seguinte ordem: boot2, IOS que roda o System Menu, System Menu e no fim todo o resto. Qual o porquê disso? Repare que estas três peças são as fundamentais pra inicialização do Wii e a ordem do update é a mesma ordem do boot. Se o update for interrompido por alguma razão durante este processo, o Wii não corre o risco de quebrar de vez por ter instalado X antes de Y que era mais importante. Somente após estas três peças terem sido atualizadas é que o Wii atualiza todo o resto.

Primeiro ele checa cada item. Se houver atualização o Wii baixa o que estiver precisando (se for online) e logo em seguida instala. Depois passa para o próximo item e assim por diante até acabar. Um Wii só bricka se for interrompido durante a instalação de qualquer componente. Se houver interrupção durante um download, ele descarta o que foi baixado até aquele momento e recomeça aquele download do zero quando o update for retomado.

Soluções e idéias

Em primeiro lugar você perguntaria: porque alguém não desejaria atualizar o Wii? São vários os motivos. Medo de brick é um. Perder o uso de homebrews é outra. Também tem a famigerada pirataria, Ou seja, as pessoas podem ter motivos pra não querer que a Nintendo mexa no seu brinquedo.

Se você tem medo de atualizar por alguma razão, é melhor perder: conforme o tempo vai passando, a Nintendo vai atualizando o sistema de forma aos novos jogos e novas versões de System Menu irem precisando de IOS novas que dão mais recursos. Se você deixar o brinquedo estático, mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com alguma tela preta ou algo do tipo. Mas pelo que você leu acima, acho que já dá pra perder um pouco desse medo né?

Se você usa homebrews, existem vários métodos para se atualizar o Wii sem passar pelo update da Nintendo. Uma maneira de se atualizar somente as IOS é usando o Dop-IOS MOD, um programa homebrew. Para atualização de alguns canais e IOS outro jeito legal é usando o WiiSCU, excelente pra quem quer atualizar o Wii Shop Channel dessas últimas versões. E pra quem gostaria de atualizar TUDO, minha recomendação é o Pimp My Wii (um dos meus favoritos). Ele mexe no System Menu, canais e IOS, tudo num pacote completo. Avisando que você precisa estar conectado à Internet para poder usar estes programas. Pra quem não tem o Wii conectado à internet, uma solução seria usar o NUS Downloader pra baixar o que você quer atualizar dos servidores da Nintendo pro PC e usar o WAD Manager pra instalar (antes que algum ignorante qualquer aponte o dedo berrando "pirataria!", saiba que um wad é apenas um pacote de arquivos do Wii, tipo um zip. O que estou falando pra instalar são arquivos legais).

Se você pirateia... bem, deixa quieto.

Atenção: é extremamente perigoso atualizar IOS sem saber qual delas que roda o System Menu. Por isso, segue-se a lista de qual IOS roda qual versão do menu.

System Menu
IOS
1.0
IOS9
2.0 e 2.1
IOS11
2.2
IOS20
3.0 a 3.3
IOS30
3.4
IOS50
3.5 (somente coreano)
IOS52
4.0 e 4.1
IOS60
4.2
IOS70

Nunca instale um System Menu sem uma versão funcional da IOS correspondente. A Nintendo quando atualiza o System Menu muitas vezes muda a IOS que o roda. Quando isso acontece, ela inutiliza a antiga IOS. Portanto, NUNCA atualize para a última versão de uma IOS que roda uma versão antiga do System Menu, normalmente essa última versão é inútil.

Cuidado importante pra quem tem o Wii com alguma função que permite rodar jogos de outras regiões: NUNCA atualize o Wii com um disco de outra região. Se você fizer isso você vai criar alguma incompatibilidade interna e semi-brickar teu videogame (ou seja, vai tornar inoperantes certas funções dele). Se for atualizar o Wii por disco, sempre use jogos da mesma região que ele!



Acho que isso é suficiente por hoje. A idéia era apenas informar as pessoas que uma atualização é bem diferente e menos estranha do que a maioria pensa. Fiquem à vontade para comentar ou retirar suas dúvidas do tópico.

20 comentários:

  1. Muito boa sua explicação. Tirou um monte de nuvens da minha cabeça. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Faz um mês que comprei meu wii e esse seu post me ajudou a entender várias coisas, mas ainda tenho um receio enorme ao mexer no videogame. E, na verdade, tenho uma dúvida sobre o tema, é o seguinte: meu wii é americano, então eu não posso atualiza-lo por um disco de um jogo que seja europeu ou japonês, não é isso?! Ok, agora, se o jogo não exige atualização (msm sendo de outra região), posso jogá-lo normalmente?? E a dúvida mais básica, como descubro a região do jogo?? Acho que é pelo backup launcher, não é? mas nao sei como faço isso... se puder me ajudar, te agradeço.

    parabéns pelo blog,

    Diogo

    ResponderExcluir
  3. Parabens, mais postagens por favor!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, desculpem o atraso nas respostas, fiquei praticamente sem PC por quase 2 semanas, mas esse fds posto alguma novidade.

    Agradeço os comentários, valeu mesmo!

    @Diogo,
    o problema que ocorre com jogos de outras regiões é exatamente a atualização. Se o Wii não pedir, não tem com o que se preocupar. Sobre como descobrir a região, alguns launchers mostram o código do jogo quando estão carregando. São 4 caracteres e de forma geral o último caracter é a região do jogo (E = USA, P = PAL, J = Japão).

    ResponderExcluir
  5. valeu Rodrigo, obrigado.

    estarei sempre por aqui para aprender mais sobre o wii.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Meu Wii ficou parado por mais de um ano, pra vc ter noção ele ainda está com o firmware 2.2U... apesar de ter o homebrew channel instalado (até atualizei ele pro 1.0.6) e alguns jogos do virtual console que instalei antes de instalar o HBC via twilight hack. Eu estou tendo um problemão pois não sei como atualizar, tenho medo de usar o NUS downloader pois soube que alguns IOS antigos foram substituídos por "stubs". Tentei o método waninkoko pra atualizar pro 4.1 mas meu wii sequer inicia o wad manager, a tela fica preta e qnd reinicio o wii fico com sons e sem imagem, tendo que desligar o wii da tomara e religar pra voltar a funcionar... me dá uma ajuda cara, como faço pra atualizar meu wii? Quais os programas indispensáveis que eu devo deixar instalados pra evitar brick e coisas do tipo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. eduardo eu tive um problema parecido e o que me salvou foi justamente esse tuto
    cara todas as apps e alguns jogos davam tela preta entaum como eu desdobri aqui o wii nao atualiza baseado na versão de firmware e sim pelas ios ou seja se vc atualizar o seu wii pelo wii sistem update pra 4.2 reseta todas as ios
    soh tem um problema a 4.2 eh complicada e tem gente q disse q bricou na atualização mas ja atualizei 3 wiis pra 4.2 pra efetuar o desbloqueio e todas com sucesso

    ResponderExcluir
  8. atualizei meu wii para 4.2U via connect24 e apos isso alguns jogos pararam de funcionar, nao sei bem dizer, mas meio que reparei que somente jogos NTSC rodam agora e mesmo assim nem todos....sera que eu ferrei meu wii de vez? Tem alguma solução para eu fazer com que ele rode qualquer jogo? Obrigado. WJunior

    ResponderExcluir
  9. Pó exelente iniciativa, parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom.....parabéns....

    ResponderExcluir
  11. estive morrrrrrrrrrrrto de preocupação ao atualizar meu wii.
    e,ainda mais por quê eu desliguei no meio da atualização!!!!!!
    mas,ao menos não perdi o meu querido.

    ResponderExcluir
  12. vale tudo pra jogar zelda né?
    ainda mais skyward sword.
    blu!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Boa Tarde!

    Comprei meu Wii no Panamá e jogo sempre com os jogos originais. Ontem fui jogar o jogo Just Dance 4 e apareceu uma tela para atualizar.
    Gostaria de saber se posso realizar esta atualização e se os outros jogos vão continuar a funcionar normalmente.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  14. caro amigo...tenho um wii destravado.versao 4.0 u...
    minha internet no wii funciona .consigo carregar youtube,shop channel e tals.
    mais quando vou jogar on line ele nao se conecta com o jogo.
    sabe me dizer o pq?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, tenho um wii desbloqueado não sei qual foi o modo (chip ou software) ele está na versão 4.2u, comprei 2 jogos originais e fica com a tela preta, pode ser falta de atualização? E se for, eu posso atualizar sem medo pelo próprio console? Obs.: Não importo de perder o desbloqueio, só estou com receio de brikar o console.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um Wii desde 2009, ele ficou parado muito trmpo,as está funcionando perfeitamente, porém está desatualizado . OBS: ELE É BLOQUEADO

    ResponderExcluir
  17. Best slots for free - Mapyro
    Explore 출장안마 the best free slot machine 당진 출장샵 games online and 화성 출장마사지 over 300 casinos in 2021. Play slots and table games for free online or on the go. Rating: 부산광역 출장샵 4.2 · ‎20,923 votes 여주 출장마사지

    ResponderExcluir