22/11/2009

Tudo tem um começo...

Olá! Meu nome é Rodrigo e a partir de hoje vou usar este espaço para comentar sobre o Wii, a caixa branca que a Nintendo lançou em 2006 e que vendeu umas 55 milhões de unidades até o momento. Blogs de Wii existem aos montes pela internet, mas este tem uma diferença crucial. Enquanto a maioria deles focam jogos, reviews, comentários em geral, este tem por objetivo apresentar informações (provavelmente técnicas) do aparelho para quem nem sabe por onde começar.

Com o advento da internet e a inclusão de funções multimidia nos aparelhos, as pessoas pararam de usar seus videogames apenas para jogos. Eu sempre fui curioso e do PS1 pra cá os meus videogames passaram por algum castigo e meu Wii, claro, não seria exceção. Se eu comprei a caixa branca da Nintendo, porque ele ficaria lá apenas pra Mario, Zelda, Metroid etc? Descobri que a comunidade Wii não se limitou aos jogos e canais oficiais. Futucaram e deram ao brinquedo uma pregada de funções novas: servidor de FTP, media player, web server, e sei lá mais o que. Era tudo o que eu queria!

Porém no meu 3o. dia com o aparelho, por razões que nem me lembro mais, eu tive que fazê-lo passar por um downgrade. Com o c*zinho na mão, segui um tutorial na net e ele saiu vivo da mesa de operação. Mas esse incidente me deixou na situação que eu mais detesto: a de mexer no aparelho sem ao menos saber o que estou fazendo. Odeio, detesto, desprezo e abomino ficar no escuro. Correndo atrás de informações descobri que o Wii, apesar da fama (justa?) de videogame casual, pra mexer nele é bem complicado. Não que seja lá muito difícil, mas é complexo. São muitas informações e pra quem tá começando é fácil demais nem saber o que faz. O Wii pode ser considerado um brinquedo por alguns, mas pra futucar dentro dele tem que ser gente grande!

Por isso este blog. Meus objetivos são apresentar explicações e informações para fazer mais que apenas jogar games mas não sabe nem como começar e como proteger seu aparelho de mais de R$ 1.000,00 de eventuais problemas decorrentes. Tudo para quem (ainda) nem sabe o que é uma IOS ou um semi-brick.

AVISOS (Leia obrigatoriamente, depois não diga que eu não avisei):

1) Este blog NÃO vai dar comidinha mastigada. Quem faz isso é passarinho e tanto eu como você somos seres humanos (eu pelo menos sou). A melhor prevenção, seja para DSTs ou bricks de videogame, é a informação. Se quer mexer no aparelho e protegê-lo de perigos, esteja disposto a aprender.

2) As informações contidas aqui foram testadas por várias pessoas ao redor do globo e são consideradas em geral seguras. Porém, você estará mexendo no teu videogame por conta própria e de maneira não-autorizada pela Nintendo. O uso das informações deste blog é de SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE e disso lavo as minhas mãos. Você e somente você estará assumindo quaisquer riscos: eu não forço ninguém a nada, nem aponto uma arma pra cabeça de pessoa alguma. Por isso qualquer coisa ruim que o teu Wii sofrer, o primeiro, derradeiro e único culpado será aquela pessoa que você vê quando se olha no espelho: VOCÊ!!!

3) Também vou evitar o assunto "pirataria" dentro do possível. OK, aqui no Brasil mais de 90% da galera pirateia, eu mesmo apesar de comprar jogos originais com freqüência seria um hipócrita se dissesse que nunca fiz um download ou o que quer que seja.  Mas minha posição sobre isso neste blog é a de ficar em cima do muro: não vou dar meu aval, mas também não vou bancar o senhor da ética e dos bons costumes. Não esperem que eu ensine a desbloquear, rodar backups, etc, mas também não esperem que eu vá apontar o dedo para quem faz uso disso. Claro, as informações aqui podem ser usadas pra coisas ilegais, da mesma maneira que você pode usar as facas de cortar pão da tua casa pra matar o teu vizinho. O uso das informações deste blog é de SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE e disso lavo as minhas mãos [2]. O objetivo daqui não é ser um black book do Wii. Obviamente é possível a discussão chegar próximo disso, mas dentro do possível me manterei fora de polêmica.

6 comentários:

  1. Brother obrigado pelas dicas pela primeira vez alguem explica de forma logicas as coisas valeu fera !

    ResponderExcluir
  2. opa, vi seu blog la na comu do nintendo wii, e espero que me ajude bastante, já que vou comprar o meu

    ResponderExcluir
  3. eu comprei meu wii esse ano(2010) e veio na versão 4.2 e eu atualizei ele off line para a versão 4.3 acho qui é a final num sei usando o jogo wii party, só sei qui o video game não travo ficou normal, minha dúvida é se com o wii já na versão 4.3(temporariamente final) se eu posso fazer akele up date qui pede na hora de usar os channels do wii pq eu fui no carinha qui desbloquio e ele falo qui era arriscado e qui se travasse ele não ia consertar por q eu fui informado a não fazer o up date =/

    ResponderExcluir
  4. oi gente,eu tenho o wii 4.3 preto e sou totalmente leiga no assunto,gostei muito desse site e estou aprendendo bastante aqui,so que aconteceu o seguinte,meu sobrinho instalou o homeb.channel para destrava-lo e para que eu pudesse jogar jogos abaixados da net pelo hd externo,ai fiquei um tempo sem usar o wii e hoje quando fui colocar o hd externo para jogor ,quando acessei o homeb.channel apareceu uma tela preta dizendo que estava sendo feito o recarregamento em 5 segundo,so que nao sai dessa tela...sera que alguem ,por favor,pode me ajudar a resulver esse problema!!
    :(

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escrito, parabéns! Pena que parou de escrever. Puxa, seu blog tinha potencial cara... Saiba que, mesmo após tanto tempo, já me ajudou um pouco. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas informações, são de muita valia. Obrigado. Continue escrevendo...

    ResponderExcluir